O que é o Hackathon Ciab?

O Hackathon Ciab é a primeira iniciativa da FEBRABAN visando o engajamento com a comunidade empreendedora no desenvolvimento de ferramentas e soluções para os principais desafios do mercado bancário. Trata-se de uma maratona de desenvolvimento e programação que aconteceu nos dias 03 e 04 de junho (de forma ininterrupta). Foram 4 temas que nortearam os projetos desenvolvidos durante o Hackathon, todos em consonância com os principais desafios tecnológicos atuais no meio bancário, são eles:

  • Onboarding Digital, Autenticação e Experiência do Cliente;
  • Segurança Digital e Detecção de Fraudes;
  • Interface de Inteligência Artificial e Soluções Cognitivas para Transações Financeiras;
  • Insights Financeiros através de Big Data e Analytics.

A nossa solução — KiBank

Sketch da ideia Nossa solução

E o que é o KiBank?

Uma estratégia de onboarding digital utilizando educação financeira de adolescentes e jovens via app sob gestão de um sponsor (pai, mãe, tio, padrinho, etc). Imagine o seguinte, um app onde eu cadastro meu filho, sobrinho ou neto, como uma subconta que recebe uma transferência mensal. Este kibanker está na faixa dos 11 aos 17 anos, é um pré universitário. Com este app, ele ganha uma carteira digital com cartão pré pago e, a partir daí, tem início sua vida financeira digital.

Kibankers

kibanker consegue definir uma meta de algo que ele queira comprar e que custe mais do que ele recebe por mês, um celular por exemplo. Conforme ele vai poupando, uma barra de progresso exibe o quanto ele alcançou do seu objetivo. Eu como seu responsável também consigo cadastrar uma meta para ele, exemplo, economizar 10% do que ganha todo mês, por 6 meses, e ele
ganha o celular.

Kibanker conquistas

O app também incentiva o filho a poupar para atingir seu objetivo. O pai consegue acompanhar o extrato do filho e, inclusive, intervir quando o filho estiver “pisando na bola”. O público alvo são pais, avós, tios com fluxo financeiro que se preocupam com a educação financeira de seus kibankers, sem perder a gestão sobre os gastos. Bom para os pais que acompanham e educam seus filhos na questão financeira; bom para os filhos que aprendem a se planejar financeiramente.

E bom para os bancos? Com certeza!

  • Oferta de produtos para os sponsors: previdência, capitalização, fundo faculdade e etc. Tudo com foco para os kibankers.
  • Fidelização: Clientes satisfeitos são mais rentáveis.
  • Manter o dinheiro no banco: em geral este dinheiro é dado em espécie para o uso do seu filho.
  • Onboarding instantâneo, simplesmente convertendo a subconta em conta, com histórico de gastos, análise de perfil e referência de um sponsor.

Com esta solução, focamos na experiência do cliente em relacionar-se com o banco, de um onboard de altíssima qualidade e sem ruídos.

O time

Time tegra Nosso time (da esquerda para a direita): Gabriel Jacquier, Emerson Abdias, Celso Wo, Samuel Pisa e Willian Polis. Time tegra Time tegra Pessoal no 1º dia da CIAB. O Canaltech fez uma transmissão ao vivo do anúncio dos 4 times finalistas:

Autor: Willian Polis

Autor: Willian Polis

Lider Educador

Líder educador na Tegra - Soluções Digitais, apaixonado por compreender pessoas, gerar soluções através da tecnologia, resolver problemas, aprender coisas novas e dedicar-me totalmente em tudo o que faço. E-mail: polis@tegra.com.br