Um dia inteiro de troca de conhecimento, cultura e discussões sobre desenvolvimento.

A Tegra sempre se preocupou em fortalecer a comunidade de Tecnologia, criar mais oportunidades para que as pessoas que vivem em Sorocaba e região pudessem viver a experiência de grandes conferências mas em nossa cidade, com isso tivemos a ideia de organizar o RanchoDev.

O RanchoDev é uma conferência para desenvolvedores de software, esta em sua 3ª edição, já tivemos a oportunidade de trazer diversas palestras e temas diversificados que se relacionam a tecnologia.

Contamos também com apoio e patrocínio de grandes empresas de Sorocaba e região.

O RanchoDev já teve representantes de diversas empresas e comunidades como Henrique Bastos (Fundador do Welcome to the Django), Fabio Akita (Fundador da CodeMiner), Roberto Marin (Gerente de Engenharia no Vivareal), Joaquim Torres (UX na Locaweb), Mauricio Alegretti (Cofundador da Smile, estúdio de games).

Edição 2018

Buscamos através do RanchoDev abordar a maior diversidade de assuntos e os temas que mais atraí a comunidade atualmente.

O evento vai acontecer no dia 29/09 na Faculdade Facens Rod. Senador José Emírio de Moraes,1425 Constantino Matucci, das 8h30 ás 17h30.

PALESTRANTES CONFIRMADOS

Erick Wendel
Node.js, Microservicos e Containerização

Descrição da Palestra: É importante entender como as aplicações funcionam e como a arquitetura está evoluindo. Pensando nisto, abordaremos sobre os benefícios de Docker para criação de microserviços com Node.js.

Mini biografia: Pós graduando em BI with Big Data. Microsoft Most Valuable Professional (MVP). Co-organizador das comunidades NodeBR, Javascript São Paulo, Nerdzão e Nerdgirlz. Consultor Especialista na EW.IT, Microsoft Certified Professional. Possui amplo conhecimento em arquitetura, desenvolvimento e segurança de aplicações. Palestrante nas maiores e mais populares conferências de tecnologia da América latina.

Kete Martins Rufino
Usando GraphQL para reduzir complexidade no front e no back

Descrição da Palestra: Usamos React Native para construir a Nuconta e o GraphQL veio para reduzir a complexidade de manipulação de dados tanto para o front quanto para o backend. A ideia é mostrar quais os prós e contras de usar essa ferramenta num ambiente de micro serviços e mobile hibrido.

Mini biografia: Engenheira de software na Nubank e pouco criativa pra criar bios divertidas.

André Baltieri
Distribuindo Microsserviços de forma inteligente no Microsoft Azure

Descrição da Palestra: Já pensou no trabalho que é distribuir 500, 600 ou até mais de 1000 Microsserviços? E o cache? Banco de Dados? API Gateway? O que é serviço, o que é function? Utilizo Docker? Pois é… Nesta talk vamos falar sobre a distribuição de Microsserviços na nuvem Microsoft de uma forma otimizada!

Mini biografia: Olá eu sou o André Baltieri, desenvolvedor Web desde 2003, já trabalhei aqui no Brasil e nos EUA, em projetos de diversos tamanhos. Faço parte do seleto time de MVPs da Microsoft, desde 2013, um reconhecimento global dado para os maiores influentes em suas tecnologias. Sou palestrante em diversos eventos como ASP.NET Conference, DevXperience, TDC, GDG dentre outros.
Site: andrebaltieri.com

Fernanda Bernardo
Jogos: indo além do simples CSS!

Descrição da Palestra: Há quem pense que o CSS serve somente para aplicar estilos a determinados elementos, e realmente seu principal objetivo é esse! Mas alguém já pensou que seria possível capturar eventos, como um evento de clique por exemplo, e gerar algum tipo de animação com isso? E falar que com isso é possível criar um jogo? Neste talk explicarei como criar um jogo simples, sem uma linha de javascript, usando apenas HTML e CSS. Além de muitas de suas funcionalidades: pseudo-elementos, pseudo-classes, animations, entre outras.

Mini biografia: Desenvolvedora front end, criadora do @help4papers, plataforma para ajudar pessoas a começar a palestrar e a receber feedback de suas palestras, instrutora e mentora, organizadora do TC Talks meetup do @trainingcentr, Microsoft MVP e criadora do @diabetesmaisdoce, aplicativo para facilitar o dia a dia de uma pessoa diabética e blog sobre diabetes.

Filipe Versehgi
Aplicativos nativos com React?

Descrição da Palestra: Um overview sobre o que é o React Native, uma tecnologia que utilizamos na Tegra para criar aplicativos com React. Um código para ambas as plataformas, com ótima performance, fácil manutenção e uma comunidade super ativa.

Mini biografia: Filipe Versehgi é desenvolvedor Frontend na Tegra, onde trabalha no projeto mobile Meu Desconto e Pão de Açúcar Mais. Trabalha com desenvolvimento web há cerca de 6 anos, atuando nas três pontas do desenvolvimento de um projeto: interface, frontend e backend.

Marcelo Rosa
Inteligência Artificial no Mercado Financeiro

Descrição da Palestra: Pioneiras no uso de Analytics, as organizações do setor financeiro, estão explorando os recursos da inteligência artificial para obter insights e criar modelos de negócios melhores e mais lucrativos, além de corresponder às expectativas dos seus clientes, promover transparência, e gerar uma vantagem competitiva sustentável no setor. Acompanhe esta palestra para entender o impacto da inteligência artificial no mercado financeiro.

Mini biografia: Engenheiro de Produção, músico e Consultor de TI na GFT Brasil atuando em tópicos relacionados a Big Data e Advanced Analytics no setor financeiro. Possui experiência com ferramentas de suporte à decisão orientadas a dados como modelos de programação matemática, simulação de sistemas e algoritmos de aprendizado de máquina.

Jose Gustavo Z. Rosa
Ciência dos Dados: Limpar, Organizar, Estudar & Decidir

Descrição da Palestra: A ideia é mostrar de forma simplificada, o workflow de se trabalhar na coleta limpeza e organização dos dados, até o ponto onde análises preliminares são feitas. Também pretendo mostrar código (Python e R) bem como resultados intermediários.

Mini biografia: Gestor de desenvolvimento de software e inovação com pouco mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de software, times ágeis, negócios. Aficcionado pelo processo de “decisão bem informada” fiz especializações e pós graduação em estatística aplicada a ciência dos dados, campo no qual atualmente trabalho estudando a qualidade de combustível no varejo, usando dados coletados em campo.

Carlos Mattos
Desventuras de um Programador no Mundo Corporativo

Descrição da Palestra: Essa palestra é um convite à reflexão sobre a distância entre as expectativas dos jovens iniciando a carreira na área de tecnologia, e as expectativas das empresas de tecnologia. Oportunidades, desafios, comportamento, lições para construir uma carreira de sucesso na área de tecnologia.

Mini biografia: Mattos é pai, professor, escritor e palestrante, apaixonado por tecnologia. Atua na área de desenvolvimento de software para o mercado corporativo desde 1998.
Reconhecido pela Microsoft como MVP por 12 anos consecutivos e como Microsoft Regional Director em 2017 pelas suas contribuições para as comunidades técnicas e acadêmicas.
Mattos é Head of Technology and Innovation na GFT.

Inscreva-se: www.ranchodev.com.br

Edições Anteriores:
folio-02 folio02

folio-05folio05