A trama da Tegra

A Metodologia

A trama é uma ferramenta da Metanoia usada para definir e transmitir a estratégia da empresa para todos os nós de seu holograma.

De forma resumida, ela é composta por 4 partes:

  • A Semente (laranja): formada por 3 verbos que representam a motivação pela qual prestamos nossos serviços
  • Foco (roxo): são nossos clientes, o que buscam e o que valorizam
  • Diferenciais (verde): os diferenciais percebidos pelos nossos clientes em nosso relacionamento
  • Competências (azul): as competências que temos para entregarmos nossos diferenciais

A Trama da Tegra

A versão atual da Trama da Tegra é a seguinte:

Trama Tegra

A Semente

A semente foi uma construção com todo o time da Tegra e que representa a intenção pela qual atuamos em nosso negócio e é representado pelos seguintes verbos:

  • Acreditar — acreditar que o desafio que o cliente tem realmente é importante e que ao solucioná-lo estamos contribuindo para um mundo melhor
  • Realizar — realizar tem a ver com fazer acontecer e colocar para funcionar
  • Evoluir — ao gerar uma solução e contribuir para o crescimento de nosso cliente, todos evoluímos pois nesta jornada temos muito aprendizado
Semente Tegra

O Foco

O Foco representa quem é o nosso cliente, o que ele busca e espera dos colaboradores Tegra e o que ele valoriza em nossa relação, não somente no tocante profissional, mas como um todo.

Nosso foco foi uma construção feita pelo time Tegra e é representado da seguinte forma:

Líderes que possuem ideias e oportunidades para alavancar seus negócios através de tecnologia de software e que buscam um parceiro que consiga refiná-las e materializá-las e que valoriza confiança, orientação e disponibilidade.

Foco Tegra

Diferenciais

Os diferenciais são as entregas percebidas por nossos clientes e nos tornam únicos em sua visão. São eles:

Condução na criação de soluções digitais únicas (Vantagem Criativa)

ObjetivoSer a fonte de inspiração e referência em Transformação Digital

Percebemos nas conversas com nossos clientes que apesar de realizarmos desenvolvimento de software, o que eles mais valorizam é nossa forma de conduzir a criação de soluções digitais.

Na etapa de concepção de um novo projeto, vamos muito além da questão tecnológica. Buscamos entender o negócio de nosso cliente a fundo e identificar oportunidades de melhorias indo fisicamente até a sua operação, conversando com os diferentes envolvidos nas diferentes etapas e principalmente estando juntos com os usuários finais de nossas soluções.

Nosso entendimento é que o cliente nos dá a direção certa do que ele busca, muitas vezes não de forma declarada, mas expressando sentimentos e opiniões a partir das experiências que vivencia.

Presença e Disponibilidade (Serviço)

ObjetivoFazer parte do dia a dia de nosso cliente nos antecipando em atendê-lo

Nossos colaboradores buscam uma relação sujeito sujeito, não limitado apenas a questões profissionais, estando presentes de forma pró ativa, utilizando de sua autonomia para tomar as melhores decisões e iniciativas com objetivo de se antecipar aos desafios de nossos clientes e propor soluções.

Esta forma de relacionamento requer a entrega de serviços de excelência, com qualidade, agilidade e principalmente transparência, fortalecendo a confiança de nossa relação.

Colaboradores reconhecidos por sua conduta ética (Valor Progressista)

ObjetivoColaboradores reconhecidamente guiados por condutas e valores éticos

Queremos que nossas ações falem por nós, e isto a partir dos pequenos atos, e que estejam sempre de acordo com nossos valores:

Carta de Valores Tegra

Competências

Para que consigamos entregar estes diferenciais aos nossos clientes, elencamos as competências que buscamos desenvolver e aprimorar enquanto time. São elas:

Visão holística

Diferencial que atende: Condução na criação de soluções digitais únicas

A visão holística refere-se a nos mantermos sempre atualizados, através da leitura e capacitação contínua.

Estarmos atualizados de cases, inclusive de fora do Brasil, que expliquem os desafios identificados, como foi feita a solução e principalmente compartilhe um pouco das dificuldades encontradas durante sua implementação

Ter a capacidade de discutir sobre vários assuntos, não somente tecnologia, mas também história, política, meio-ambiente, etc.

De uma forma geral, trata-se de buscarmos ser pessoas “antenadas” no mundo.

Excelência Técnica Sistêmica

Diferencial que atende: Condução na criação de soluções digitais únicas

A excelência técnica sistêmica significa não reinventar a roda e usar a tecnologia a favor de nossos clientes, adicionando camadas de inteligência, segurança e tudo aquilo que o cliente não solicita de forma explícita, mas por experiência, sabemos que são de extrema importância para soluções em produção.

Em termos práticos, é a capacidade de entender a solução como um todo, ou seja, não ser somente desenvolvedor backend ou frontend, ou somente um analista, mas pensar nos demais requisitos envolvidos, como: integrações, segurança, performance, auditoria, múltiplos devices, etc.

Produzir conhecimento para o holograma

Diferencial que atende: Condução na criação de soluções digitais únicas

Holograma é o conjunto de pessoas que se relacionam relacionam com a empresa, direta ou indiretamente. Assim, compõem nosso holograma os clientes, fornecedores, a comunidade, investidores e outros tantos.

Todo conhecimento que pudermos compartilhar com os diferentes nós do holograma faz com que nós sejamos sua inspiração e nos posicionemos de forma estratégica, fortalecendo nossa cultura e tornando o mercado um lugar de atuação saudável e justo.

Entregar soluções que superam as expectativas

Diferencial que atende: Condução na criação de soluções digitais únicas

É o nosso famoso “pó de pirlimpimpim”.

O objetivo nesta competência não é entregar uma Ferrari para um cliente que comprou um Fusca, mas sim, entregar soluções para não engenheiros, ou seja, nossas soluções dão autonomia para nossos clientes, permitindo que ele consiga resolver situações não previstas sozinho.

Soluções para engenheiros, são aquelas que o parâmetro não tem tela para manutenção ou um sistema que não tenha uma página de status do ambiente ou que não gera log.

Em geral tem a ver com os requisitos não funcionais.

Pensamos na jornada do usuário e seus caminhos alternativos e damos a estrutura necessária para que ele consiga atingir seu objetivo de forma autônoma.

Valorizar as relações pessoais

Diferencial que atende: Presença e Disponibilidade

Buscamos ir além dos assuntos profissionais.

Esta competência busca transformar toda interação com nossos clientes e entre colaboradores, compreendendo seus interesses, sentimentos e valores através de uma boa conversa e gerando a oportunidade de conhecê-lo melhor.

É muito comum evitarmos o diálogo devido a correria do dia a dia, no entanto, é justamente quando somos pró-ativos em buscarmos as relações humanas é quando conseguimos caminharmos lado a lado com nossos clientes.

Antecipar-se às necessidades do cliente

Diferencial que atende: Presença e Disponibilidade

Estar próximo ao cliente e compreende-lo profundamente permite que possamos identificar situações de forma pró ativa, atuando assim de forma estratégica.

Para isto é importante termos uma agenda de visita ao cliente, mesmo que não seja para falar de um projeto ou algo em específico.

Conduta de acordo com carta de valores desde os pequenos atos

Diferencial que atende: Colaboradores reconhecidos por sua conduta ética

O colaborador Tegra tem sua conduta reconhecidamente ética, das pequenas as grandes ações:

  • Sempre deixa o local onde passou melhor do que quando chegou
  • Propõe soluções, ao invés de reclamar
  • Busca os fatos, evitando a fofoca
  • Não entrega uma solução de qualidade duvidosa
  • Não mitiga quando não concordar com uma dada situação
  • Não omite informações
  • Atualiza o cliente pró ativamente, antecipando eventos importantes
  • Não compartilha informações sigilosas
  • Não participa de negócios ilegais ou de acordos

Ou seja, das pequenas as grandes atitudes, partem sempre do princípio da conduta ética, ou seja, de acordo com nossos valores.

Respeitar o sigilo de informações

Diferencial que atende: Colaboradores reconhecidos por sua conduta ética

O colaborador Tegra tem o cuidado de não levar as informações do cliente para fora do ambiente de trabalho.

Não comenta sobre tais assuntos entre amigos e colegas, mesmo que de forma despretensiosa, como com o motorista do Uber ou qualquer outra situação que uma informação sigilosa do cliente possa ser espalhada indefinidamente.

Conclusão

O processo de construção de nossa trama é muito rico e conta com a participação de nossos colaboradores e clientes, de forma direta ou indireta, e a partir desta construção, tramamos uma estratégia cuja a direção é clara a todos.

Ficamos muito felizes em tramarmos nossa primeira versão de trama . Este processo é contínuo e precisa ser revisitado periodicamente, considerando a evolução de nossos clientes e do mercado.

Este é o alicerce de nossa cultura, a cultura Tegra.