As aplicações web funcionam de forma semelhante aos aplicativos tradicionais, mas com uma diferença básica: são rodados na web. O uso desse tipo de sistema é uma tendência atualmente por conta da necessidade de economia de recursos e por gerarem menos problemas com infraestrutura interna de TI.

Assim, a preferência por esse tipo de sistema ajuda a otimizar a performance do empreendimento e a resolver outros problemas, dando mais agilidade aos processos. Portanto, entender os seus princípios e pilares é fundamental para colocar a empresa em destaque no mercado e promover o seu crescimento.

Suprir as demandas da empresa por software pode ser complexo, mas com atenção a esse tipo específico de aplicação o processo será certamente mais simples. Se quiser se aprofundar nesse assunto e saber o que são as aplicações web e quais as suas principais vantagens, leia os tópicos a seguir!

O que são aplicações web?

Os apps web são sistemas que rodam na internet. São como sistemas tradicionais que recebem uma entrada, processam informação e emitem uma saída. Contudo, eles são rodados e interpretados por um navegador. Por conta disso, envolvem um paradigma totalmente distinto de aplicações comuns. Esses softwares também são ecossistemas diferentes dos websites, uma vez que são mais completos e apresentam um dinamismo maior.

Se um site comum é mais voltado para dispor informações na tela, um web app consiste em interações constantes entre o usuário e o próprio sistema. A partir de um protocolo chamado HTTP, uma pessoa consegue se comunicar com uma máquina que fornece informações para acesso.

Para entender melhor as aplicações que rodam na internet, temos que ir mais a fundo no funcionamento da rede. Existem dois lados que conversam entre si: servidor e cliente. O lado servidor oferece arquivos e fornece a aplicação hospedada. Sua função principal é escutar requisições. Ao passo que o lado cliente envia requisições e recebe arquivos para baixar, o que o permite utilizar o sistema.

Em termos de desenvolvimento, os sistemas web envolvem três frentes: o front-end, o back-end e banco de dados. O front-end é responsável pela apresentação ao usuário. Ele lida com linguagens como HTML, CSS e JavaScript a fim de organizar a estrutura dos sites, a relação entre as páginas, bem como interações com o cliente. O front-end cuida também do design e da experiência do usuário.

O back-end, por sua vez, gerencia a parte do servidor, cuidando de questões mais técnicas e profundas, relacionadas com a lógica de interação entre a apresentação e o banco de dados, bem como respostas a requisições do usuário. Uma linguagem comum para desenvolvimento dessa parte é o PHP.

Por fim, temos o banco de dados. Essa parte está relacionada com as informações utilizadas pelos sistemas a fim de executar sua tarefa principal. O banco cuida das relações entre tabelas e a modelagem do mundo real para garantir que a aplicação consiga administrar esses dados de forma organizada. Uma linguagem popular para esse gerenciamento é o MySQL.

Quais são as vantagens das aplicações web?

Vamos agora estudar as principais vantagens de desenvolver apps para web.

Maior acessibilidade

Uma aplicação web é mais acessível aos diferentes perfis de usuários. Afinal, é uma forma democrática de permitir o acesso fácil a todos, já que o software não depende de sistema operacional, nem está preso a limitações de sistemas específicos. Além disso, todos sempre têm acesso a mesma versão, sem problemas de alinhamento e conformidade.

Aliado a esse fator está o quesito mobilidade. Aplicações on-line estão disponíveis para acesso em qualquer dispositivo, independentemente do tamanho ou da natureza dele. Assim, as informações são acessadas por todos os membros da empresa que precisam delas para suas funções. Não há limites geográficos, nem de tempo. Todos acessam o que querem a qualquer momento.

Sem limitação de espaço

Se uma aplicação roda no navegador, há maior flexibilidade em termos de espaço. Para a empresa, os serviços de hospedagem oferecem pacotes de armazenamento, mas eles podem ser expandidos de forma rápida, sempre que houver necessidade. Já para o usuário, existe a grande vantagem de não precisar instalar o app em uma máquina, assim não precisa de espaço em disco rígido disponível. Desse modo, todos podem usar.

Menor custo de manutenção

A manutenção e o suporte em apps web são outros fatores diferenciais. As alterações são feitas em apenas um local e todas as mudanças passam a ser visíveis para todos. Não há necessidade de realizar mudanças em diferentes sistemas específicos, o que evita gargalos nessa função. Isso pode ser feito sem interromper as atividades de nenhum dos usuários e sem excesso de custos.

Maior segurança

Aplicações on-line também envolvem maior segurança. Os softwares web não estão suscetíveis a problemas de falhas de sistemas físicos, nem de sistemas operacionais. Assim, não enfrentam problemas de deterioração dos hardwares internos, por exemplo. Não há suscetibilidade a vírus e infecções de arquivos de computador também.

Assim, as informações se tornam confidenciais e não sofrem problemas que afetam a sua qualidade. Desse modo, é possível manter a integridade, disponibilidade e proteção de acesso aos dados.

Além disso, apps web estão sempre protegidos com backups, criptografia e com redundância de servidores. Em casos de instabilidade, é possível rapidamente recuperar as atividades e os dados.

Melhor usabilidade

Além disso, existe mais um fator associado aos sistemas on-line: a experiência do usuário. Aplicações web são pensadas para oferecer uma boa experiência e conquistar o cliente de acordo com suas preferências. A responsividade é um bom exemplo, já que consiste em adaptar os apps para diferentes telas, a fim de permitir o melhor uso possível e gerar boas sensações na utilização.

Existe também a ideia de microinterações, que se baseiam em pequenos momentos que visam atrair o usuário e conquistá-lo, com interatividade e elementos visualmente interessantes.

Como obter auxílio no desenvolvimento dessas soluções?

Para ingressar nesse universo e obter apps web efetivos, o ideal é contar com serviços externos de desenvolvimento. A Tegra é uma companhia que oferece aplicações web feitas sob medida para cada cliente, de acordo com suas necessidades. Assim, é possível usufruir de todas as vantagens mencionadas e garantir modernização dos processos e melhores resultados.

As aplicações web são sistemas construídos como os tradicionais, mas que rodam em navegadores web, sob os princípios do modelo cliente-servidor. São apps que oferecem robustez, segurança, flexibilidade e melhor usabilidade, sendo uma ótima opção para empresas que desejam aproveitar tendências e se modernizar de modo a otimizar seus processos.

Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato com a Tegra e garanta já a sua aplicação desenvolvida sob medida.