“A qualidade de vida no trabalho está relacionada ao conjunto de ações que uma organização aplica para oferecer condições plenas de trabalho, desenvolvimento humano, bons relacionamentos interpessoais e bem-estar dentro e fora da empresa.” Sociedade Brasileira de Coaching, 2017.
Existem várias formas de promover o bem estar aos colaboradores, dentre elas podemos citar, a cultura. Empresas que favorecem interação, relações respeitosas e líderes colaborativos ganham em muito na qualidade de vida de seus colaboradores.
Empresas como GE, Vale, Unimed e Delloite organizam campeonatos esportivos para incentivarem a prática do esporte, da saúde e dos relacionamentos interpessoais.
O estímulo do espírito de equipe faz toda a diferença para Organizações e aos líderes engajados, pois os resultados são mensurados através de objetivos coletivos e não individuais, o que aumenta a produtividade de forma exponencial.
Empresas que oferecem oportunidades claras de futuro têm colaboradores mais motivados, já que estes veem as chances de evoluir em sua carreira de uma forma palpável, e por isso, se dedicam ainda mais.
A flexibilidade é outro fator importante, tanto para o cumprimento da carga horária, como forma de execução do trabalho. O aumento do “Home Office” é significativo nos últimos anos, principalmente em grandes metrópoles, e a tendência é que continue neste crescimento.
Muitas Organizações contam com ambientes descontraídos, chamados entre tantos nomes, de “ descompressão”, para que os colaboradores descansem entre as atividades e interajam com a equipe, alguns contam com videogame, mesas para jogos, espaços para leitura, levando em consideração cultura e maior interesse dos colaboradores.
É essencial portanto que itens como ergonomia, segurança, iluminação, temperatura, sonoridade e higiene sejam itens indispensáveis para todas as Organizações, da menor a maior.
Segundo a “Revista Forbs”, de 2018, o bem-estar dos funcionários têm impactos mais profundos. A revista “Harvard Business Review” publicou que, em média, empregadores que investem em saúde e bem-estar viram US$ 6 em economias de saúde para cada dólar aplicado nesse tipo de iniciativa. A instituição de pesquisas e análises Rand Corporation estima que o ROI (retorno sobre investimento) para negócios em geral é de US$ 1,50 para cada dólar gasto, enquanto a média para a prevenção de doenças é de US$ 3,80 para cada dólar investido.
Esse tipo de postura aproxima a Corporação do colaborador, o que melhora o clima organizacional e contribui para que o funcionário se sinta valorizado.
“A verdade é que ninguém é feliz por ser bem-sucedido, a pessoa é bem-sucedida porque é feliz!” Sociedade Brasileira de Coaching, 2017.
É importante compreender que a qualidade de vida no trabalho não está atrelada somente à área profissional ou é apenas de importância das empresas, sendo um item importante para saúde física e mental do bem mais precioso das Organizações: as pessoas!