Criando uma central de notificações eficiente para seu produto

O que é uma central de notificações?
A Central de Notificações é um recurso que tem por objetivo informar o usuário das ações ocorreram ou ocorrerão na plataforma. O usuário pode receber notificações de 4 momentos específicos:

Ações que já ocorreram: Sempre que o usuário realizar uma solicitação no sistema, se essa ação acontecer em segundo plano, o usuário precisa receber um retorno sobre essa solicitação, sendo ele positivo ou negativo.
Notificação instantânea: Essa notificação é exibida para o usuário quando ele concluí uma jornada, por exemplo “adicionar um novo colaborador”. Ao fim da jornada é exibida uma notificação de sucesso da jornada
Ações que devem ser realizadas: Esse tipo de notificação alerta o usuário para ações que ele deve realizar dentro da plataforma, por exemplo “Complete seu perfil”.
News: Esse tipo de notificação tem por objetivo informar o usuário de algo relevante na plataforma, como notas de update, nova feature, etc.

🚩 Classificação da notificação
As notificações podem ser classificadas em 4 níveis, esse ponto é importante pois ajuda a definir a prioridade de exibição e modo de tratativa a depender de como ela está classificada:

🔹1. Baixa: São notificações com o menor nível de classificação. Esse tipo de notificação abrange novidades, novas features, status de processo entre outros. São aquelas notificações que não interferem no trabalho do usuário

💚 2. Moderada: Geralmente são notificações de conclusão de jornada ou retornos positivos de ações de usuário. Por exemplo, ele pode, em uma jornada de envio de NF, receber um retorno a respeito da aprovação da sua NF por parte do setor financeiro.

⚠️ 3. Alerta: São Notificações que alertam os usuário para algo que não está em conformidade e precisa da sua atenção. Geralmente esse tipo de notificação exibe ao usuário uma maneira de corrigir/resolver a questão. Por exemplo, na classificação anterior, falamos sobre mensagem de sucesso ao enviar uma NF, caso a NF não tenha sido aprovada pelo setor financeiro, a notificação de retorno é classificada como alerta e ao final da notificação pode haver um botão para que ele envie uma nova NF.

🔻4. Atenção Máxima: São notificações de erro ou de ações que necessitam máxima atenção por parte do usuário, que, quando não executadas ou observadas podem causar o bloqueio do uso da plataforma. Por exemplo, um erro no pagamento pode exigir uma notificação nessa classificação.

Notificações evolutivas (precisamos de um nome melhor, nos ajudem nos comentários, por favor)

Esse recurso é muito usado quando o objerivo é uma abordagem menos agressiva ao usuário com relação a um tema importante. Geralmente envolve toda uma estratégia de abordagem e prazos para execução da ação. Imagine o seguinte cenário:

O processamento do pagamento do usuário teve um problema e não foi efetuado, na abordagem tradicional, uma notificação de nível 4 é exibida ao usuário pedindo que ele atualize o meio de pagamento, ou, se adotarmos essa estratégia, podemos:

Passo 1: Exibir uma mensagem do nível 1 informando que o modo de pagamento foi recusado e que uma nova tentativa ocorrerá no próximo dia. Se a segunda tentativa ocorrer com sucesso, a notificação se encerra ai, caso de um novo erro:

Central de notificações 1

Passo 2: Uma notificação de alerta é exibida ao usuário informando que ele tem 6 dias para alterar a forma de pagamento, caso contrário ele não conseguirá continuar usando os recursos da plataforma, se nos próximos 3 dias ele atualizar o processamento de pagamento a notificação se encerra ai, caso contrário:

Notificcação 2

Passo 3: A notificação exibida é a de Atenção Máxima, indicando quantos dias faltam para o usuário perca o acesso a plataforma

Notificação 3

🏹 Quais são os objetivos mais comuns de uma notificação
Entre os principais objetivos de uma notificação estão:

Informar o usuário a respeito de um processo
Informar que ele deve realizar alguma ação
Informar sobre novidades na plataforma

👥 Quem recebe as notificações?
No geral, as notificações são exibidas para o usuario em questão, porém existem notificações que necessitam ser entregues para outros usuários que, ou fazem parte do processo, ou necessitam ter uma visão global do que está acontecendo. Usando o mesmo exemplo da Nota Fiscal, o usuário ao enviar a NF recebe uma notificação dizendo que sua nota foi enviada com sucesso ao mesmo tempo que o responsável pelo financeiro recebe uma notificação informando que o usuário X enviou uma NF que precisa ser aprovada. Uma mesma notificação pode ser entregue a usuários diferentes ao mesmo tempo que uma notificação não tem a obrigatoriedade de ser entregue para todos os usuários do sistema. No exemplo do processamento de pagamento, os interessados em receber essa notificação de podem ser apenas o Usuário Master e os usuários com a Role financeiro atrelado ao seu perfil.

É importante mapear na jornada quem são os envolvidos, quando e se vão ser notificados.

🚨Quais são os tipos de notificação?
Existe uma variedade de notificações que podem ser usadas, o importante é estudar e avaliar a necessidade de cada uma delas para a conclusão da jornada do usuario. Também é importante, ao definir um local para exibição de notificações, quais delas poderão ser exibidas naquele espaço. Algumas das notificações possíveis:

  • Aba de notificações do sistema
  • Tela contendo todas as notificações do sistema
  • Menu principal
  • E-mail (Notificação enviada na forma de e-mail)
  • Modal
  • Push Notification
  • Web Push
  • Mobile Messenge
  • Chatbot
  • Na tela
  • Tela principal
  • Rodapé

🗒 Como especificar uma Notificação?
Os times podem se alinhar com relação a especificação da notificação. Geralmente quem determina a necessidade da notificação é o time de produto, porém outros envolvidos podem identificá-la, principalmente time de desenvolvimento. A recomendação é que a necessidade dela, após levantada, seja discutida entre os times, analisando qual o impacto ela causará na jornada.

Como recomendação, pode-se usar uma tabela de notificação para levantar alguns dos principais pontos

📎 Recomendações finais

  • Novas formas de notificação podem ser identificadas e discutidas entre os times a qualquer momento
  • As notificações devem cumprir o objetivo de informar o usuário, sua existência não deve atrapalhar ou impedir que o usuário realize uma tarefa.
  • Evite o uso de muitas notificações em uma mesma jornada. Com a excessão de notificações de fluxo, é recomendado usar 1 notificação para cada jornada. Isso não quer dizer que a notificação deve ser exibida em um único local, ela poderá ser entregue por vários meios (por ex: aba, tela principal e e-mail) e pode inclusiver ser repetida em dias posteriores caso o usuário não realize a ação.
  • Algumas notificações e em alguns lugares podem ser dispensadas, ou seja, fechadas para não serem exibidas. A disponibilidade dessa opção pode e deve ser discutida entre o time.
  • Por recomendação notificações classificadas como Atenção máxima e Alerta não podem ser dispensadas, porém deve ser analisado caso a caso.
  • É recomendado oferecer sempre um “workarround” em casos de notificações de erro e alerta. o Workarround consiste numa opção para que o usuário resolva aquela questão.