Equipes ágeis: o que são e quais são os métodos ágeis?

Você já pensou em adotar uma estrutura operacional baseada em equipes ágeis? No contexto pelo qual tem passado o mercado nacional, uma das principais mudanças é a maior exigência do consumidor brasileiro por negócios flexíveis e alinhados com as suas expectativas.

Para garantir que a companhia seja capaz de atender a tais demandas, os times devem construir um ambiente de trabalho mais ágil e colaborativo. Somente assim é possível reduzir falhas e maximizar os níveis de inovação em médio e longo prazos.

Nesse cenário, incorporar metodologias ágeis ao dia a dia da empresa pode ser visto como uma ótima forma de evitar gargalos e aumentar as habilidades das equipes internas. Quer saber mais sobre o tema e como utilizar tais métodos a seu favor? Então, continue a leitura!

O que é uma equipe ágil?

O termo equipe ágil é utilizado para designar um pequeno grupo de pessoas que trabalha lado a lado em projetos ou rotinas internas orientados por metodologias ágeis. Ele pode ser formado por pessoas de múltiplos saberes a partir das demandas existentes. O importante, nesse caso, é que cada profissional trabalhe orientado pelo método que melhor se adapte às necessidades da empresa.

Quais os ganhos do investimento em equipes ágeis?

Escolher a formação de equipes ágeis pode trazer vários benefícios para a empresa. Em conjunto, eles tornam projetos e rotinas diárias mais robustos e eficazes. Além disso, facilitam a busca por inovação e um maior nível de qualidade operacional.

Veja, a seguir, alguns ganhos que esse investimento traz para a sua empresa!

Maior escalabilidade

Os times ágeis podem se adaptar a mudanças no fluxo de trabalho com mais facilidade. As equipes, em outras palavras, podem ser ampliadas ou reduzidas conforme a demanda. Isso permite ao empreendimento maximizar a escalabilidade da sua cadeia de trabalho sem grandes riscos.

Menor tempo de entrega

Times ágeis conseguem entregar resultados com uma maior agilidade. Afinal, a sua equipe atuará em um processo de entrega contínua, sempre direcionado para priorizar o que tem maior valor agregado. Além disso, os fluxos são moldados para que possam aproveitar melhor os recursos que estão disponíveis.

Planejamento mais eficiente

O planejamento é uma ponta-chave do processo de trabalho. As equipes ágeis conseguem priorizar o que é mais importante para a empresa sempre. Assim, podem mitigar as chances de algo prioritário não ter a atenção necessária.

Que metodologias ágeis utilizar?

A escolha das metodologias ágeis deve considerar vários fatores, como as demandas internas do negócio e o tipo de projeto que ele pretende executar. Por isso, o gestor deve estar atento e sempre fazer uma análise completa das suas demandas antes de escolher uma metodologia. Além disso, é necessário avaliar quais são as mais tradicionais.

Entre as melhores metodologias para ajudar a suas equipes ágeis, podemos apontar:

  • a Kanban, que organiza as tarefas pendentes, em execução e a executar com uma metodologia visual e de fácil conferência;
  • o DevOps, que permite integrar times de operação e desenvolvimento de aplicativos para reduzir problemas;
  • o Scrum, que cria um fluxo de entrega contínuo para a empresa.

Escolhendo a metodologia mais alinhada com as suas demandas, a empresa poderá rapidamente adotar práticas mais eficientes no seu dia a dia. As equipes ágeis estarão em um novo padrão de qualidade, o que facilita a entrega de resultados pautados por alta inovação e alinhamento com as necessidades do mercado. Por isso, não deixe de adotar essa abordagem para o seu negócio.

Este conteúdo foi útil? Agora queremos saber: como você garante a eficiência dos seus times? Conta pra gente!